A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está pronta para expandir seu alcance cultural e artístico para as comunidades do interior do estado. Com o lançamento do programa Uern Cultura Viva, previsto para o dia 15 de abril, no pátio da Reitoria em Mossoró, a universidade pretende integrar suas ações culturais com artistas e mestres da cultura popular em diversos territórios do Rio Grande do Norte.
O Uern Cultura Viva visa não apenas promover a arte e a cultura, mas também democratizá-las, garantindo o acesso a essas expressões para populações que muitas vezes ficam à margem dos grandes centros urbanos. Para isso, a universidade conta com a parceria de instituições como o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Fundação José Augusto e Secretaria de Educação, além das prefeituras municipais.
Para viabilizar essa missão, a Uern adquiriu o MovCEU, um equipamento cultural móvel, com recursos próprios e em parceria com o Ministério da Cultura. Este veículo é equipado com uma biblioteca, estúdio de produção audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, permitindo a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e cultural.
O investimento na aquisição do MovCEU foi de R$ 615.764,00, e ele será utilizado para alcançar pequenas cidades, assentamentos rurais e comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, onde o acesso a equipamentos culturais é limitado. A Uern e a Prefeitura de Serrinha dos Pintos são as únicas instituições no Rio Grande do Norte a possuir este tipo de equipamento.
O programa Uern Cultura Viva inclui:
Editais de Estímulo à Cultura: Incentivando a produção artística e cultural na universidade.
Acordos de Cooperação: Com grupos artísticos e mestres da cultura popular.
Parcerias Interinstitucionais: Para ampliar o alcance das ações culturais.
Itinerância Cultural: Levando atividades de leitura, escrita, audiovisual, artes cênicas e música a comunidades menos favorecidas.
A programação do MovCEU para este ano inclui visitas a locais como Sítio Pêga (Portalegre), Distrito de Soledade (Apodi), Assentamento Nova Esperança (Baraúna), Assentamento Rosa Luxemburgo (Carnaubais), Apanha Peixe (Caraúbas), Nova Barra de Santana (Jucurutu), Barreiras (Guamaré e Angicos), além de atividades nos municípios onde a Uern possui campus.